Objectivos

O DPP tem como um dos seus principais objetivos marcar o ritmo, criar condições para implementar políticas e estratégias colaborativas multidisciplinares e transversais que permitam valorizar e posicionar Portugal, em todas as suas dimensões, em níveis de elevado reconhecimento e prestígio. 

Proporcionar visibilidade em palcos estratégicos e nos momentos adequados, criando uma perceção de valor consistente e capaz de gerar magnetismo em áreas do espectro económico, social, científico e tecnológico, dos setores da investigação e inovação, atraindo os melhores de cada comunidade com reconhecimento na sociedade civil e empresarial, constitui um desafio complexo, mas que acreditamos alcançável.

Identificar e nomear os interlocutores certos em função do perfil das diferentes comunidades e audiências, recorrendo a porta-vozes que conheçam onde e como comunicar, pode fazer toda a diferença. Neste eixo, seremos audazes e inteligentes sabendo-nos rodear das pessoas certas. Mensagem e mensageiro são fundamentais para a eficácia e eficiência que buscamos. Do investimento privado à filantropia, do recurso aos fundos europeus e aos apoios multilaterais, esta será a matriz financeira que serve de suporte ao Programa DPP e à capacitação das diversas iniciativas anualmente planeadas.

Interessa-nos gravitar em patamares diferenciados, comunicar junto de audiências cirurgicamente escolhidas que compreendem o verdadeiro valor da “casta Portugal”. Ao recorrermos a instrumentos inteligentes e adaptativos que interpretem e defendam de forma profissional e descomplexada o “pedigree” de uma diáspora capaz de se posicionar internacionalmente ao nível dos melhores, define o “mindstate” que orienta a fundação e alicerces deste projeto.

Promover a importância estratégica da marca Portugal através de uma articulação integrada de todos, sem exceção, os agentes e entidades corporativas, públicas e privadas, das empresas aos clusters, das associações às fileiras de produtos e serviços, da identidade cultural à língua portuguesa como um ativo de elevado valor, pode e deve constituir-se como um denominador comum de toda a ação.

O DPP terá ainda uma preocupação especial com a Juventude de Talento e Competência; este é um segmento interno relevante e que mereceu uma atenção especial, tanto nas políticas colaborativas quanto na estratégia de impacto e comunicação. Numa conjugação seletiva e assente nas competências multidisciplinares em diversas geografias, em português intergeracional, mulheres e homens assumem uma “shared leadership” em nome da marca que nos diferencia e nos distingue: Portugal.

Este é um conceito focado nas pessoas e na excelência das suas realizações, uma instância independente com os recursos e meios privados, empoderados pela motivação de gerar e captar reconhecimento para a Portugal e sua Diáspora.