Delegações Internacionais

Considerando a dimensão da presença portuguesa no mundo, o modelo de representatividade internacional eleito para o efeito foi o da criação de uma rede de Delegações Internacionais as quais são asseguradas, em cada região ou país, por intermédio da figura de Presidente de Delegação de Internacional DPP.

As Delegações Internacionais, organizadas e estruturadas, são elementos essenciais de ligação e interface administrativo e operacional entre a sede e as respetivas comunidades. Apesar de dependentes do Programa Anual
DPP, e de perseguirem os objetivos e a missão do mesmo com respeito e rigor, cada Delegação tem liberdade de propor um plano de ação regional que seja coerente e convergente com os interesses do DPP.

As Delegações Internacionais atuam como “bureau de liasion” não só com as comunidades portuguesas e tecido empresarial português, mas como legítimos representantes junto das autoridades e entidades corporativas e associativas de cada país, assegurando uma relação institucional de acordo com as estratégias e com o plano de colaboração
previsto.

Uma das primeiras Delegações Internacionais a ser estabelecida resulta de uma acordo especifico para a região do Médio Oriente, tendo como sede regional a cidade de Abu Dhabi. Para o efeito foi celebrado acordo de Delegação DPP Médio Oriente com o PBC – MEA | Portuguese Business Council, entidade de liasion e chair-person para as operações e interface nos países daquela região.

Com o objetivo de mapear internacionalmente a excelência e a influência do empresariado português e da presença da língua portuguesa como factor económico de referência, foram definidas geografias prioritárias que, sem exclusão de outras, representam o foco da estratégia de representatividade do DPP a nível global.