Rede e Representatividade

A importância de desenvolver uma rede corporativa de representatividade é essencial para explorar o potencial econômico e cultural das diversas comunidades. Ela não só fortalece os laços entre membros dispersos globalmente, como mas também amplifica as suas vozes e contribuições, promovendo um desenvolvimento mais inclusivo e diversificado. O posicionamento internacional do DPP e a estrutura de representatividade dinâmica foi desenvolvida em três grandes pilares que procuram amplificar a capacidade mobilização, o endosso de prestigio e reconhecimento, bem como, as competências multissectoriais proporcionadas por parceiros estratégicos colaborantes com a estrutura central.

A arquitetura interna de representatividade encontra-se distribuída através de :

. Comités Estratégicos
. Delegações Internacionais
. Plataforma Juventude Internacional
. Embaixadores Corporativos

Cada um dos mencionados pilares traduz uma estratégia transversal e integrada que visa dimensionar geograficamente o projeto junto de células de representação, em particular através de personalidades que se destacam nos mais variados segmentos profissionais e económicos da sociedade civil e de uma rede de parceiros técnicos que asseguram o desenvolvimento e acompanhamento do portfolio de iniciativas, serviços e produtos que compõem o plano de atividades do DPP. 

Operando de modo concertado, cada um destes “instrumentos dinâmicos” converge nas politicas funcionais e orgânicas de todo um ecossistema, trabalhando para proporcionar escala, entrega de competências, valorização de identidade e produção de valor tangível junto de uma audiência selecionada.

Comités Estratégicos

O modelo orgânico e funcional da estrutura assenta no conceito do “shared leadership” e pretende assegurar um nível de interação articulada com a direção interna e parceiros estratégicos, mas igualmente através de um conjunto de personalidades com expertises em diferentes sectores da sociedade cuja participação garante contributos válidos e de quem reúne experiência e conhecimentos que estão alinhados com o “ADN” do projeto DPP.
Para este efeito foram criados diversos Comités Estratégicos onde um painel diversificado de membros, interage com o ecossistema DPP numa relação de proximidade com a direção e conselho consultivo especial, numa participação integrada E com uma visão partilhada sobre o propósito do conceito. O “mindset” focado na valorização da marca e capacidade de gerar magnetismos diversos procurará assegurar uma abordagem holística correlacionando conhecimento, competência, amplitude internacional, sentido de identidade e de comunidade e um espirito de liderança coletiva sob o “driver” comum de levar um Portugal moderno, criativo, global e competitivo a todos os que de uma forma ou de outra se cruzam nos caminhos do DPP.

Sem prejuízo de áreas que possam vir a integrar o modelo orgânico do DPP, foram, nesta fase, definidos os seguintes sectores: 

. Economia, Comércio & Finanças
. Impacto ESG , DEI & Ambiente
. Ciência, Tecnologia, Industria, Energia & Investigação
. Empreendedorismo & Juventude
. Cultura, Cidadania & Educação
. Cooperação & Língua Portuguesa
. Internacionalização & Relações Internacionais
. Diplomacia Económica
. Jurídico & Fiscal
. Saúde & Social

Posicionamento Internacional

Considerando a dimensão da presença portuguesa no mundo, o modelo de representatividade internacional eleito para o efeito foi o da criação de uma rede de Delegações Internacionais as quais são asseguradas, em cada região ou país, por intermédio da figura de Presidente de Delegação de Internacional DPP. 
As Delegações Internacionais, organizadas e estruturadas, são elementos essenciais de ligação e interface administrativo e operacional entre a sede e as respetivas comunidades. Apesar de dependentes do Programa Anual DPP, e de perseguirem os objetivos e a missão do mesmo com respeito e rigor, cada Delegação tem liberdade de propor um plano de ação regional que seja coerente e convergente com os interesses do DPP.

As Delegações Internacionais atuam como “bureau de liasion” não só com as comunidades portuguesas e tecido empresarial português, mas como legítimos representantes junto das autoridades e entidades corporativas e associativas de cada país, assegurando uma relação institucional de acordo com as estratégias e com o plano de colaboração previsto.
Com o objetivo de mapear internacionalmente a excelência e a influência do empresariado português e da presença da língua portuguesa como factor económico de referência, foram definidas geografias prioritárias que, sem exclusão de outras, representam o foco da estratégia de representatividade do DPP a nível global.

Células Intermunicipais

Um dos pilares estratégicos na relação intercomunitária e empresarial portuguesa, passa pela cooperação  com  a  malha  de  município  e  regiões,  explorando  as  dinâmicas  que  estes desenvolvem entre o tecido empresarial e os respetivos processos de internacionalização. 

A rede municipal portuguesa, o Município português, organiza, promove, estimula a diáspora empresarial  e  está na  origem  de importantes  apoios  estruturais  dirigidos ao  reforço  da importância  dos  mercados internacionais  para  o crescimento das  empresas.  O exercício permanente  que  os  municípios  implementam  nos  seus  planos  de  incentivo  à internacionalização, permitem identificar e reforçar o potencial global de Portugal. A rede densa e intensa de geminações operadas pelos Municípios portugueses com cidades e vilas no mundo, são exemplo único, singular e diferenciado da projeção do Portugal moderno e competitivo. 

Através de politicas colaborativas vamos promover relações multidisciplinares envolvendo regiões e clusters sectoriais que se destacam pelas suas particulares vantagens competitivas.

Plataforma Juventude DPP

O DPP terá ainda uma preocupação especial com a Juventude de Talento e Competência, este é um segmento interno relevante e que mereceu uma atenção especial, quer nas politicas colaborativas quer na estratégia de impacto e comunicação Partimos do pressuposto e da realidade incontornável de que, hoje, a Juventude têm uma visão mais global e internacional quer da sua vida pessoal quer do seu futuro profissional. As fronteiras deixaram de ser barreias ou obstáculos, transformando-se mesmo em desafios e oportunidades múltiplas. Conscientes deste facto e certos de que Portugal tem uma juventude ambiciosa, criativa e talentosa, investida por um “mindset” disruptivo e de grande coragem para enfrentar os desafios do mundo profissional, o DPP entende que este deverá ser um dos seus pilares estratégicos. É importante que os jovens, através da sua visão, do seu ímpeto e opinião, e que estão na linha da frente, que tenham voz e suporte para que possam, desde cedo, contribuir com a sua “pegada” de talento e inovação para afirmar e projetar Portugal no futuro.

No DPP, atentos à evolução e ao movimento global e permanente de uma “juventude internacional” que ainda está, em grande parte, fora do radar, defendemos que é imperativa esta abordagem, sabendo que os jovens portugueses e /ou lusodescendentes ocupam, em diversas geografias, posições de grande relevância e destaque, nas mais variadas áreas profissionais, sendo reconhecidos como ativos de valor.

Esta é uma plataforma a pensar na geração “Z” e na geração “Alfa” , cada vez mais qualificadas e atentas à sociedade que os rodeia, cúmplices com os temas que impactam o planeta e que influenciam politicas e comportamentos sociais.

Embaixadores Corporativos Diaspora Prime Portugal

A figura e posição de Embaixadores Corporativos Diaspora Prime Portugal (DPP) é atribuída a todos os que possam elevar o conceito e prestigiar o desígnio que o mesmo encerra, contribuindo com a sua identidade e acompanhando as politicas de promoção e projeção internacional e de aconselhamento sobre as matérias em que são especialistas. Influenciar e representar a identidade do DPP assume-se como a responsabilidade maior da posição de Embaixador DPP, seja na cooperação através da divulgação digital seja na defesa da cultura e da língua portuguesa como promotores da “economia da diáspora”. Porque defendemos uma diferente forma de estar, a mentoria interna vela por estratégias também distintas do habitual “status quo” instituindo neste caso o modelo de “Call to Ambassadors” que visa sensibilizar e atrair todos aqueles que considerem poder contribuir positivamente para o projeto, quer seja pela posição profissional, social, cultural ou civil, ou por terem a capacidade de gerar influência e energia positiva para a iniciativa.
O reforço das relações com as comunidades portuguesas e de luso descentes espalhadas pelo mundo é uma das prioridades, tendo sido, para este efeito, desenvolvido um conjunto de iniciativas e conteúdos programáticos com o objetivo de mobilizar portugueses de influência disponíveis para fortalecer a imagem, o prestigio e o reconhecimento de Portugal internacionalmente. Cada Embaixador representa um “posto avançado” do DPP, designadamente na divulgação e na identificação de ideias, oportunidades de negócio ou ainda na valorização da marca Portugal. Numa relação cúmplice, as partes desencadeiam informalmente uma colaboração baseada em pressupostos éticos e morais que defendam o principio das boas praticas de comunicação, relação com a sociedade e meio ambiente e com um dos focos principais que nos move : “shared leadership”.